segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Ano 2007... O passado!

"ANO MUNDIAL DO AMBIENTE"
Uma verdade Inconveniente, foi o mote para um ano marcado por causas e eventos mundiais a nível ambiental, Al Gore (Prémio Nobel da Paz em 2007) foi o seu precursor. O Live Earth foi um sucesso, esteve presentes em muitos países do mundo, à semelhança do Live Aid.
A consciência cívica a nível mundial para problemas ambientais que marcam e marcaram a nossa sociedade durante anos e séculos, parece que apareceu pela primeira vez e com muita força em 2007. Muito neste domínio foi conseguido... A cimeira de Bali trouxe ao mundo, aos países, governos e cidadãos novas metas que se devem cumprir, a consciência cívica saiu daqui reforçada. Destaco a propósito desta cimeira o SIM dos EUA ao Protocolo de QUIOTO, uma das principais vitórias da Cimeira.
Apesar de tudo, a escalada do preço do Petróleo continua a ser uma ameaça aos mercados internacionais. O preço tem subido a uma velocidade estonteante, pelo que para o próximo ano este será mais um grande desafio a superar.
Em contrapartida a utilização de energias renováveis aumentou exponencialmente no nosso país. As metas traçadas pelo Governos de José Sócrates para 2009 estão longe de ser conseguidas, é bom que se aprece na execução desta e das restantes promessas, contudo fica o positivo de tudo isto, Portugal mostra-se um país motivado no investimento em energias renováveis.

"PORTUGAL DISSE... SIM!"

20 movimentos cívicos juntaram-se e fizeram a campanha pelo Sim e pelo Não. Depois de um referendo falhado as espetactivas estavam em alta. Todos esgrimiram os seus argumentos. Nesta fase pude participar juntamente com o Movimento Jovens Pelo Sim nesta campanha que mobilizou milhares de pessoas anónimas e figuras públicas. Foi uma campanha esclarecedora, onde as interferências apareceram de todos os lados, Médicos, Enfermeiros, Igreja... e a este propósito o Bispo de Bragança comparou a prática de Aborto à pena de Morte...
Felizmente os Portugueses foram às urnas e disseram SIM... cerca de 60% dos eleitores... Compareceram às urnas mais de 1 Milhão e 100 mil eleitores que no ano de 1998.
As polémicas também estiveram presentes... a Clínica dos Arcos, por exemplo, foi responsável por muita da argumentação dos movimentos pelo Não.
A lei está actualmente regulamentada e em prática... todos ficámos a ganhar... um país livre deve pautar-se pela liberdade de opção de cada um... Seja isto liberalismo ou não... é positivo!

"PORTUGAL NA EUROPA"
Este ano foi marcado a nível nacional e internacional pela prestação POSITIVA da Presidência Portuguesa na União Europeia. Depois da Alemanha, Portugal mostrou que é capaz de grandes desafios.

O "Dia Europeu Contra a Pena de Morte" foi um dos muitos marcos desta presidência.

O Tratado reformador, chamado de Tratado de Lisboa foi assinado nos Jerónimos e foi mais uma vitória desta presidência. Aguarda-se agora a ratificação do tratado pelos 27. Vamos ver se esta ratificação em Portugal é feita pela AR ou por referendo, tal como José Sócrates tinha prometido em campanha eleitoral. Lembro contudo que a Assembleia da Republica é eleita pelos Portugueses e tem legitimidade para ratificar este tratado.
As Cimeiras sucesso, como lhes chamo, foram positivas e deram nova e reforçada visibilidade à Europa e a Portugal. Cimeira UE/África a mais relevante e que mobilizou maior numero de impressa internacional, apesar das polémicas de Gordon Braun e Mugabed o resultado está à vista.... mas mais foram feitas... UE/China; UE/Brasil; UE/Índia;
Confesso aqui... Fiquei orgulhoso do nosso trabalho :)

"OPAS"
Este ano, Portugal e os Portugueses, despertaram para a existência das OPAS, no seguimento aquilo que se tinha sucedido no ano de 2006 na OPA que a Sonae.com lançou à Portugal Telecom. Esta OPA acabou por fracassar já no ano de 2007.


Contudo apareceram mais, muitas mais...

- OPA BCP-BPI;
- OPA Berardo-SLB;
- OPA fantasma "Chineses" - SLB;
Resumindo, muita agitação e nenhuma concretização... As opas passaram a Fusões, as fusões a obrigações do Banco de Portugal intervir.

"OS LOBOS"

Foi dos momentos desportivos mais bonitos do ano. Mais do que a saída do Chelsea de José Mourinho, mais que o FCP campeão novamente na era Jesualdo Ferreira, este ano foi o ano em que "os Lobos" mostraram ao mundo o seu valor e com isso a força e dignidade dos Portugueses.

Na véspera do europeu de futebol de 2008, o Scolari que meta os olhos nestes meninos.
Mostraram-nos como se ama e sente Portugal, fizeram chorar uma nação quando cantaram "A Portuguesa", mostraram que PORTUGAL é mais que FUTEBOL... Uma lição que todos nós devemos tirar para 2008... Apesar de amadores, todos temos força se quisermos e trabalharmos para isso.
Kokas esta é para ti! :)

"CASO MADELEIN"
Este ano foi marcado essencialmente por este caso. Este é um caso que me recuso falar, porque considero um atentado à inteligência de qualquer pessoa, fica apenas a referência e os meus votos para que tudo se possa resolver em tempo útil e que a verdade seja descoberta e os factos apresentados a quem de direito, aos tribunais, portanto.
OUTROS ACONTECIMENTOS...
- Caso Esmeralda, ainda há muito que discutir...;
- Encerramento UI, uma boa decisão?;
- Aparecimento da milagrosa ASAE;
- Licenciatura de José Socrates, ou não;
- Câmara Municipal de Lisboa, para mim o Salvador António Costa veio para ficar;
- Regresso do Homem das Feiras - Paulo Portas;
- Eleições no PSD... o caminho para o abismo com Luís Filipe Menezes;
- Salazar o "Melhor Português"... uma vergonha... Para mim o MAIOR PORTUGUES é Mário Soares;
- Santana Lopes chateia-se com a SIC e diz "Eu não continuo..." eu digo, obrigada!;
- Obras Publicas, que fazer...?;
- Venuzuela e Hugo Chavez... que futuro?;
- Colecção Berardo... Grátis em 2008;
- RTP 50 anos... memorando a Luís Andrade e à nossa TV!;
- CCB - Parabéns Mega Ferreira;
- O Corpo humano como nunca o viu... quem não viu, não sabe o que perdeu!;
- SIC.. a televisão em "crash" nas audiências;
- Gato Fedorento... o ADEUS!;
- Remodelações Ministeriais... mais que uma necessidade, uma obrigação;
- Darfur... apetece-me dizer, façamos como na causa Timorense... Junte-mo-nos e acabemos com esta vergonha.
PERSONALIDADES 2007 - Minha Escolha
José Sócrates
Al Gore
Nicolas Sarkosy
Vanessa Fernandes
Nelson Évora

Sem comentários: